8.12.08

Mais uma vez Kierkegaard

O leitor fiel da Palavra é aquele que precisa de uma fé básica para se deleitar nas Escrituras de dia e de noite. Para quem quiser ser esse tipo de leitor, Kierkegaard faz algumas recomendações:
1) Fique a sós com a Palavra de Deus, isto é, não permita que comentários interfiram na leitura do texto em si.
2) Crie um ambiemte de silêncio para a Palavra de Deus. Se não fizermos, nos esqueceremos de que se trata da Palavra de Deus ou então nos veremos incapacitados de ouvi-la por causa dos "ruídos" de nossas próprias inclinações culturais.
3) Considere a Bíblia como o espelho em que vemos e respondemos àquilo que vemos de nós mesmos enquanto pecadores.
4) Essa leitura deve nos levar a um profundo sentimento de convição e de arrependimento pessoal e a uma atitude de contrição e humildade na leitura da mensagem da Deus para nós, permitindo sua internalização de forma pessoal.
5) Faça uma leitura responsiva, para obedecê-la e "praticar a verdade".
6) Reconheça que a comunicação bíblica se faz por vias indirectas; o próprio Jesus falou em parábolas. Desse modo, a narrativa bíblica nos atrairá para dentro da própria história, para que participemos dela e nos apropriemos de sua mensagem. A verdade não pode ser imposta, só pode ser internalizada de forma pessoal.
7) Por fim, leia a Palavra com esperança, crendo que "todas as coisas" são possíveis para Deus, para que possamos estar "abertos" para a novidade de Deus.
É assim que Kierkegaard gostaria que abríssemos e lêssemos a Bíblia, para podermos ser por ela existencialmente discipulados.

Um comentário:

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

Olá Colega e Amigo Daniel,

De facto é isto mesmo. Porém de quando em vez somos tentados a juntarmos logo este ou aquele cometário. Não que isso esteja errado, mas talvez deviamos aguardar mais um tempinho... a Palavra é viva e eficaz.
Um abraço e continuação de muitas bênçãos.

E animo para mais um bébé na família.

Luzia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...